segunda-feira, 31 de março de 2014

Genética Bovina


A Genética Bovina é crucial para um melhoramento do rebanho. Primeiramente você deve saber o que é genética. Genética é uma forma de determinado individuo passar suas características físicas e morfológicas para seu descendente. Geralmente quando as pessoas pensam em melhoramento genético, lembram apenas de inseminação artificial e fecundação in vitro ( FIV ), mas acabam se esquecendo da melhor e forma mais eficaz, a separação do rebanho.

O melhoramento genético acontece por meio de separação dos melhores exemplares de cada raça. Se essa separação for feita de forma criteriosa, em alguns anos o rebanho terá características melhores que os anos anteriores. Para que o gado brasileiro tenha sido melhorado, foi necessário um trabalho bem feito de vários pecuaristas. Entre eles está Jovelino Mineiro, proprietário da Fazenda Sant’anna, propriedade essa que é conhecida pelo melhoramento genético de raças como Nelore, Brahman e Gir-Leiteiro.

É importante a melhora da Genética Bovina pelo fato de deixar a pecuária brasileira mais rica, aumentando assim a exportação de bovinos de qualidade. A economia nacional tem que ser grata a pecuaristas como Jovelino Mineiro, que disponibilizam tempo e dinheiro para a melhora do rebanho nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário