terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Raças de Gado

O Brasil é um dos líderes na pecuária mundial, e dentro desse contexto existem as mais diversas raças de gado, cada qual com suas particularidades. As raças de gado  mais populares no país são o Gado Nelore, Brahman, Gir, e são separadas entre gado de leite e gado de corte.

A raça de gado predominante do rebanho brasileiro é a nelore. Essa categoria domina o rebanho nacional, com cerca de 85% dos bovinos brasileiros pertencendo a raça nelore. O tempo de engorda do gado nelore é extremamente rápido em comparação com as outras raças de gado, por esse ganho de peso rápido, ele é considerado um ícone do gado de corte.

O Brahman é outra raça conhecida em cenário nacional. Ela é um cruzamento de várias raças de gado, entre elas a nelore. O cruzamento desse animal fez com que ele se adaptasse de forma primordial com qualquer clima, além de se adequar a vários tipos de alimentos. A raça é direcionada ao gado de corte.

Outra raça de gado que é importante para os pecuaristas é o Gir, a diferença é que os bovinos dessa categoria conseguem bom desempenho tanto como gado de corte, quanto gado de leite. A diferença é que o Gir precisa de uma alimentação mais criteriosa.

O ganho de peso de gado está relacionado com o seu tipo de alimentação. E uma alimentação totalmente balanceada só ocorre no confinamento de gado, que é um local especifico para que seu animal seja tratado da melhor forma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário